top of page
Buscar

Tipos de vidros usados na Oechsler Soluções Metálicas

  • Foto do escritor: Oechsler Soluções Metálicas
    Oechsler Soluções Metálicas
  • 30 de nov. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 24 de jan. de 2024

Uso de vidro e estrutura metálica resulta em projetos flexíveis e arrojados.



O vidro é um elemento-chave na arquitetura moderna. Ele está presente em coberturas de obras com modernos conceitos de vedação e nos fechamentos verticais de edifícios, vãos de lobbies ou átrios de shopping centers.

Vidro Comum

Trata-se do vidro encontrado mais facilmente no mercado, aparecendo em copos, travessas, vasos, entre outros objetos de decoração. Também é um material frequente em janelas, vitrôs e mobiliário.Seu principal benefício é o custo, que é o mais baixo de todos os outros tipos de vidro. Mas tem um ponto negativo que deve considerado: ele é o menos resistente de todos.Na prática, isso significa que se optar por usar um vidro comum em uma janela, a chance dele se quebrar facilmente é muito maior do que com outros tipos de vidro.Com a quebra, há um risco elevado de acidentes, inclusive acidentes gravíssimos. Portanto, normalmente não se recomenda esse tipo de vidro para as estruturas da casa.


Vidro Temperado

O vidro temperado tem alta resistência a danos, principalmente os por impacto, tanto que dificilmente se quebra. Essa característica é obtida durante a fabricação do vidro, que é submetido ao aquecimento e resfriamento rápido.Nesse processo, ocorre uma compressão da face externa do vidro e expansão da interna. Como resultado, o material adquire uma maior resistência mecânica e térmica.Essa maior resistência a danos fez com que o vidro temperado fosse classificado como um vidro de segurança, porque ele não se quebra facilmente. Para comparação, o temperado possui uma resistência até cinco vezes maior do que um vidro comum.Um detalhe importante: depois que o vidro passa pelo processo de têmpera, ele não pode ser beneficiado, cortado ou furado, pois se partirá em pequenos pedaços. A modificação do vidro deve ocorrer sempre antes da têmpera.



Vidro laminado Comum

Assim como o temperado, o vidro laminado também é chamado de vidro de segurança. O motivo disso é simples: trata-se de uma alternativa super-resistente a danos.O laminado é composto por uma ou mais camadas de vidro intercaladas por um ou mais interlayers que podem ser de EVA, poliuretano ou resina. Como sua composição é robusta, é muito mais difícil quebrar esse tipo de vidro.Geralmente, o vidro laminado é usado em estruturas que precisam ter uma maior resistência a danos, sobretudo os de impacto. É por isso que costuma ser empregado em pisos, escadas, coberturas, guarda-corpos e visores de piscina.Também há a possibilidade de utilizar o vidro laminado em portas, fachadas, divisórias e fechamento de varanda, se quiser garantir máxima proteção.Além da maior resistência a danos, o vidro laminado também oferece proteção de mais de 90% contra raios UV (ultravioletas), reduzindo o calor no interior do ambiente e minimizando o risco de deformações e desbotamento em móveis, eletrônicos e eletrodomésticos.


Vidro laminado temperado

O vidro temperado-laminado, formado pela laminação de duas ou mais chapas de vidro temperado, alia a resistência mecânica do vidro temperado à segurança do laminado, tornando-se um vidro altamente resistente e seguro, que pode ser utilizado como elemento de estrutura.

O produto ganha cada vez mais espaço na arquitetura, que tem dado ao vidro diversas funções, inclusive estrutural, em pisos, plataformas, escadas, vigas e pilares, piscinas, muros, fachadas, coberturas e claraboias. O vidro temperado-laminado também é indicado para guarda-corpo autoportante e para aplicações de vidro com a borda livre ou mínima fixação e engastamento do vidro e perfis. O vidro laminado com chapas de temperado também permite furos e recortes, é cinco vezes mais resistente que um laminado comum, possui maior desempenho acústico e permite inúmeras possibilidades de cores pela laminação com PVB.


A Oechsler sempre buscar apresentar soluções que vão de encontro a necessidade de cada cliente. Compartilhe este post com seus amigos, engenheiros e arquitetos que são apaixonados pela arquitetura em vidro.

 
 
 
bottom of page